Prazer, Matheus Velasco
Bem vindos ao meu novo eu
GERAL
Matheus Velasco
1/1/20263 min read


Prazer Matheus Velasco, seu último nutri...
Bem vindos ao meu novo eu, sou Matheus velasco e na atual data tenho 33 anos.
Nunca pensei em me tornar nutricionista, meu sonho mesmo era trabalhar com gastronomia. Tanto era que foi a minha primeira formação e trabalhando profissionalmente na área. Passei da gastronomia para a nutrição com a visão de trabalhar dentro de cozinhas fazendo controle de qualidade, vigilância sanitária e tudo que envolve a produção mas a vida é cheia de surpresas.
E uma dessas surpresas foi o diagnostico de diabetes em dezembro de 2015, sim há 10 anos atrás. Por conta desse acontecimento na minha vida, muita coisa mudou e inclusive a ideia e área que decidiria trabalhar na nutrição. Passei por restaurantes, trabalhei em eventos quando a comida de rua era febre por volta de 2015 até começar os estágios e trabalhar na nutrição.
Durante a primeira internação com diabetes eu vi o quanto precisava aprender sobre a doença e como fazer uma alimentação para ajudar no meu tratamento da diabetes, assim fui construindo na mente que deveria focar na área da nutrição clinica para aprender a cuidar da minha nova realidade.
E como o universo nunca erra, o diagnostico veio na mesma época que eu iria começar a ter as aulas na área clínica, após a formação fiz pós graduações onde meu foco do inicio ao fim sempre foi adaptar os conhecimentos ali aprendidos a realidade da diabetes no meu dia a dia.
Confesso que buscar conhecimento e adaptar nos meus dias não foi fácil mas nada na vida é, mas isso seria importante para poder ajudar meus futuros pacientes.
A parte boa foi que conviver com a diabetes me transformou de várias formas. Primeiro pela questão da empatia, conviver com a doença faz com que você tenha outra visão quando ouve teus pacientes, e também ajuda a pegar algumas desculpas que você provavelmente já fez e eles não sabem. Segundo é entender a realidade da diabetes no dia a dia entendendo a diabetes transforma a sua vida as vezes positivamente ou negativamente, mas é sempre um aprendizado.


Reprodução: acervo pessoal


Reprodução: acervo pessoal
Terceiro é o aprendizado e conhecimento, ir atrás de informações de qualidade para adaptar na sua realidade, aprender que nem tudo o que é dito é verdade ou salvação para a doença. Entender que toda a informação que você posso incluir no tratamento da diabetes faz diferença, seja ela sobre alimentação, atividade física, monitoramento ou medicação (mecanismos de ação) Pois tudo impacta na tua saúde com uma doença crônica.
Após me formar em nutrição, fiz pós graduação em:
Metabolismo e emagrecimento
Nutrição clinica e esportiva
Também me especializei em contagem de carboidratos e outros cursos de extensões.
Ter diabetes me ajudou e ajuda até hoje no meu objetivo de poder ajudar o máximo de pessoas possíveis, e isso não quer dizer somente na montagem do planejamento alimentar.
levar informação as pessoas também é ajudar.
Durante anos na minha adolescência rebelde, meu pai dizia que eu não iria salvar o mundo, mas atualmente o que eu penso é que se eu conseguir salvar o mundo de uma pessoa por vez isso já me deixa realizado. E profissionalmente com a nutrição e o foco na diabetes eu venho conseguido fazer isso, espero que você que está lendo essa breve apresentação sobre mim possa ser impactado de alguma forma.
Por aqui pretendo trazer informações de qualidade e seguras para que você se mantenha informado o suficiente pra não cair em mitos. Posts sobre alimentação, saúde, bem estar, qualidade de vida, receitas e claro que não pode faltar... Diabetes.




Reprodução: acervo pessoal
Reprodução: acervo pessoal


